O crescimento do agro sustentável está relacionado com as atividades agrícolas que equilibram o meio ambiente, com a produção de alimentos e a economia, tendo em vista o crescimento e aprimoramento do setor para o futuro.
Segundo o economista Edmilson Gama da Silva, os princípios para o crescimento agro sustentável estão relacionados à conservação dos recursos naturais, que incluem a minimização dos impactos ambientais, além da inclusão social, inovação e tecnologia para aprimorar as atividades, tendo como objetivo aumentar a produção e garantir mais qualidade de vida para a população.
Na visão do economista, o crescimento agro sustentável é uma estratégia indispensável para superar os desafios globais relacionados à degradação do meio ambiente, mudanças climáticas e problemas de alimentação saudável.
Mas, Edmilson Gama da Silva explica que há diversos obstáculos para que o crescimento agro sustentável seja efetivo. Dentre eles, o economista destaca que a ausência de políticas públicas que apoiem e incentivem a agricultura acaba desestimulando a prática. Por exemplo, há regulamentações complexas, que favorecem muitas vezes os métodos de produção convencional.
Outro ponto destacado por Edmilson Gama da Silva é que o mercado, algumas das vezes, valoriza mais a quantidade do que a qualidade dos produtos. Com isso, os produtores tendem a maximizar a produção ao invés de trabalharem com os métodos mais sustentáveis. Além disso, Edmilson Gama da Silva diz que a logística de distribuição e o acesso a compradores que valorizam os produtos sustentáveis ainda são limitados em alguns locais.
Edmilson Gama da Silva também afirma que infelizmente ainda há dificuldades com relação à desigualdade social, onde a falta de conhecimento dos produtores rurais sobre ações mais sustentáveis e a falta de acesso a serviços básicos impactam diretamente nesta busca por crescimento.
Da parte financeira, Edmilson Gama da Silva diz que o crédito e o financiamento para as práticas agrícolas também são mais burocráticos do que para outros setores. E por fim, há as mudanças climáticas que impactam na produção sustentável.
Edmilson Gama da Silva observa que para superar estes obstáculos, é necessário haver uma colaboração por parte dos governos e instituições públicas e privadas para que, juntas planejem soluções integradas em prol do setor, tendo em vista a importância para o crescimento e desenvolvimento econômico e social de todo o país.