Sobre nós

Nossa jornada em direção a um mundo mais verde, equilibrado e sustentável começa. Aqui, compartilhamos nossa paixão pela preservação do planeta, promovendo mudanças significativas e inspirando outros a se unirem a nós nessa missão vital.

Contato

O primeiro salmão vegano produzido em 3D agora está disponível nas prateleiras dos supermercados europeus.

A empresa alimentícia austríaca Revo Foods lançou o primeiro alimento impresso em 3D disponível nas prateleiras dos supermercados, apresentando-se como uma alternativa vegana ao filé de salmão, como o próprio nome indica: “The Filet – Inspired by Salmon” (O Filé – Inspirado pelo Salmão). Uma das inovações dessa tecnologia é um processo de extrusão que replica a textura em “flocos” do peixe, com as características fibras de sua carne.

O salmão artificial é produzido a partir de micoproteína, também conhecida como proteína fúngica, derivada de fungos filamentosos. Ele contém ácidos graxos ômega-3, semelhantes aos encontrados na carne de salmão tradicional. Além disso, o produto é rico em proteínas, com 9,5 g a cada 100 g, embora seja um pouco menor em comparação ao salmão convencional. O filé vegano não contém açúcar, glúten ou colesterol e é enriquecido com vitaminas A, B2, B3, B6, B12 e D2, além de nove aminoácidos.

A Revo Foods colaborou com outra startup, a Mycorena, para criar esse produto, aproveitando a engenharia que permitiu a micoproteína ser usada em impressoras 3D. A impressão de alimentos tem sido um foco de pesquisa na área alimentícia, resultando em métodos como o cultivo de carne de porco, frango e cordeiro em laboratório, a produção de leite artificial e até a recriação de almôndegas de carne de mamute com base em seu DNA.

Essa iniciativa visa atender às preocupações ambientais relacionadas à indústria pesqueira, uma vez que até 60% dos estoques globais de peixes são resultado da sobrepesca, ameaçando os ecossistemas marinhos. Além disso, a produção de alimentos é responsável por uma parcela significativa das emissões globais de gases de efeito estufa, com até 31% provenientes da pecuária e aquicultura, e mais 18% relacionados à cadeia de suprimento, como processamento e transporte de alimentos.

De acordo com a Revo Foods, a produção do filé de salmão vegano emite de 77% a 86% menos dióxido de carbono do que a pesca e o processamento do salmão orgânico, além de economizar 95% de água potável. O produto está disponível no site da empresa, custando € 6,99 por 130g. O CEO da Revo Foods, Robin Simsa, ressalta que a revolução na impressão de alimentos em 3D em escala industrial está possibilitando a criação de alimentos personalizados de acordo com as necessidades dos consumidores, e as alternativas sustentáveis podem desempenhar um papel crucial para evitar a degradação do ecossistema marinho e dos recifes de coral.

About Author

Ação Sustentável

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *